Javafree

Interface Gráfica: Cap 01 - Como Criar um JFrame.

Publicado por -wess- em 17/06/2015 - 521 visualizações

Muitas pessoas ficam ansiosas e não veem a hora de sair do modo "console" ou códigos compilando apenas em linhas de comando e criar uma aplicação visual, ou seja com parte gráfica voltada ao usuário. A Biblioteca SWING do Java que contém a classe JFrame com todos recursos e componentes necessários para criarmos uma "Janela" que nos permite inserir botões; menus; caixa de texto; imagens e diversos outros objetos gráficos.

Bom, um "Frame", ou Janela propriamente dito, contém seus atributos vejamos alguns deles:

1-Nome ou Título
2- Rótulos ou Textos
3- Campo de Texto
4- Botão
5-Propriedade de Fechar; Minimizar ou Maximizar

0

possui também:

*Tamanho ou Dimensão
*Localização ou Posição
*Visibilidade

Alguns dos "atributos" citados acima são definidos através dos seguintes métodos:

setLayout(): Monta o layout padrão de um JFrame, por exemplo, ?null? faz com que os componentes, não se sobreponham e não se conflitem com outros componentes

setDefaultCloseOperation(): Método de como será fechado o frame, por exemplo, ?EXIT_ON_CLOSE? sai totalmente do sistema e da RAM, já o ?DISPOSE_ON_CLOSE? só sai da janela atual

getContentPane().setBackground(): Responsável por pintar a cor de fundo de um JFrame, como por exemplo, ?Color.WHITE?

setLocationRelativeTo(): Deixa o JFrame alinhado em algum ponto da tela, por exemplo, ?null? deixa alinhado no centro

setIconImage(): Altera o ícone da janela (aceita até mesmo imagens png)

setTitle(): Muda o título(nome) do JFrame

setResizable(): Deixa a janela, redimensionável (true) ou não (false)

setSize(): Altera o tamanho da janela, sendo passado por parâmetro x e y, no caso tamanho largura e altura respectivamente

setVisible(): Deixando a janela visível (true), ou invisível (false)

add(): Adiciona um componente no JFrame, como um botão ou um campo de texto.


Certo, depois de um "breve" resumo de JFrame vamos "por a mão na massa"?

então vamos lá, vamos criar um Frame(Janela) bem simples, apenas a "moldura" sem componentes como botões; menus ou rótulos...




Aí está nossa Janela bem simples e sem complicações, no próximo episódio vamos ver os componentes mais usados num Frame.

0

Não percam o próximo episódio de "Interface Gráfica" assim que este atingir 30 visualizações, o seguinte post será:

"Interface Gráfica: Cap 02 - Componentes de um JFrame"

Até breve, forte abraço.

dúvidas; sugestões e críticas são bem vindas...não deixe de comentar.
Até a próxima!