Javafree
/usr/local/aplicacoes/javafree/class/header_forum.php:4: Notice: $show_banner is an undefined variable
Página Inicial do Fórum > [Tutoriais] - Java em Geral

Seu Primeiro Programa Em Java



Criar novo tópico   Responder tópico


  1. FPM
    Posts:1


    Comment Arrow

    Publicado em: 09/04/2009 23:18:44

    Introdução
    Olá, seja bem vindo ao tutorial que irá lhe introduzir ao fantástico mundo da tecnologia Java. Neste texto você irá aprender a como escrever seu primeiro programa usando Java, tanto em como texto quanto uma simples aplicação gráfica e um Applet. Ao final deste tutorial você saberá como funciona a estrutura básica de um programa Java e estrá apto para se aprofundar nos conceitos da tecnlogia, e procurar fazer seus primeiros laços e testes condicionais.

    No final deste tutorial há alguns links de leitura recomendada, os quais lhe ajudarão a resolver possíveis problemas ou lhe darão uma introdução mais aprofundada.



    Nosso primeiro programa será em modo texto, o qual é o mais simples de fazer, e porntanto, de entender. Caso você não tenha conhecimentos anteriores em Java, é altamente recomendável que leia esta parte, pois ela serve como base para as próximas. Caso contrário, está livre para prosseguir para as próximas seções.

    Para começar, abra um editor de texto qualquer, como o Notepad (no Windows), ou o vim ou emacs ( caso estaja usando Linux ou algum outro sistema baseado em Unix ). O código do programa HelloWorldCosole esta abaixo. Não se preocupe em entender tudo agora, vamos explicar cada linha de código mais adiante, nesta seção.






    Salve o arquivo com o nome HelloWorldConsole.java. Note que há letras maiúsculas e letras minúsculas, e é muito importante que o nome do arquivo seja exatamente o mesmo nome da classe. Vamos ver agora o que significa cada linha de código:





    Aqui estamos dizendo ao Java que estamos criando uma classe ( palavra-chave class ) pública ( palavra-chave public ) chamada HelloWorldConsole. Em Java, por convenção, o nome de uma classe começa com uma letra maiúscula, porém isso não eh obrigatório. A próxima linha,





    contém um dos códigos que você mais irá ver: a declaração da função principal do programa, onde ele ganha vida, onde é de fato iniciado: a função main(). A função main() precisa necessariamente ser pública ( palavra-chave public ), estática ( palavra-chave static ), sem tipo de retorno ( palavra-chave void ), e precisa conter um parâmetro array do tipo String ( String args[] ). Por útimo temos:




    Aqui estamos simplesmente dizendo ao Java que queremos escrever algo na tela.

    Note que o conteúdo precisa estar envolto por aspas duplas, e é necessário o ponto-e-vírgula ao final da linha, o que indica que a instrução termina naquele ponto.

    Bom, agora que já escrevemos nosso programa e vimos para que serve para coisa dentro dele, é hora de compilá-lo. Para isso digite:




    Note que irá ser gerado um arquivo chamado HelloWorldConsole.class. Este é um arquivo binário, o qual contém o bytecode que a JVM ( Java Virtual Machine, ou máquina vritual do java ) lê e executa. Para rodar o programa, digite:




    Note que não informamos a extensão do aquivo, apenas o nome da classe. Caso seja digitado




    o seguinte erro irá acontecer:





    Caso algum outro erro tenha ocorrido, verifica se o código-fonte do programa foi digitado corretamente e se o nome da classe é exatamente o mesmo que o nome do arquivo ( e isso inclue as letras maiúsculas e minúsculas ). Se apareceu escrito na tela "Hello, World!!!", parabéns, você acabou de executar seu primeiro programa em Java. Seja bem vindo ao time!


    Nesta seção iremos ver como contruir um programa simples em Swing, a API gráfica do Java ( nota: existe também a AWT, porém AWT está caindo em desuso devido a sua dificuldade de programação e compatibilidade entre as plataformas). Como fizemos no exemplo HelloWorldConsole.java, primeiro vamos ver o código-fonte referente a aplicação para depois discutirmos parte por parte do mesmo.




    Salve o arquivo com o nome HelloWorldSwing.java ( não esqueça das maiúsculas e minúsculas ) e depois compile:




    e execute-o:




    Se tudo ocorrer perfeitamente, você irá ver uma pequena janela com o título "Hello" e escrito 'Hello, Swing World" no meio dela. Vamos agora a explicação sobre o que cada linha de código faz. De início temos:





    Isso diz ao Java que queremos ter disponíveis os pacotes do Swing. Caso tal linha não existisse o compilador apresentaria vários erros ao tentar compilar o programa. Note a letrinha "x" em javax. Um erro comum é tentar importar (import) "java.swing.*;", o que não é um pacote válido. Logo após temos a declaração da nossa classe:





    e a declaração da função main():




    A novidade vem agora:





    Um programa gráfico em Java pode conter 3 tipos diferentes de janela: Um JFrame, o qual usamos em nosso exemplo, para representar a janela "principal" da aplicação, um JDialog para representar uma janela de diálogo (uma janela secundária, como uma janela de formatação de fonte do texto, por exemplo ), e, por último, um Applet para ser usado em Browsers. Veremos na próxima seção como usar o Applet. No código acima, criamos uma variável chamada "frame" para representar a nossa janela, e definimos o título da janela para "Hello".

    Importante: você não precisa saber essas coisas decoradas! O java possui um poderosíssimo sistema de documentação, e você tem acesso a isto: http://java.sun.com/j2se/1.4/docs/api/index.html. Planejamos um tutorial sobre a documentação java para um futuro próximo.

    A seguir temos:




    Aqui estamos criando um "label". Um label é uma representação de texto simples. Neste código criamos uma variável chamada "label" e definimos seu texto para "Hello, Swing World". A linha:





    adiciona o label ao nosso frame, ou seja, diz ao Java que o label que criamos é para aparecer no frame criado anteriormente. Para finalizar, as linhas




    instruem o Java a mostrar o nosso frame. Caso a chamada a




    seja omitida, nenhuma janela irá aparecer na tela.



    Para finalizar o nosso tutorial, veremos como criar um applet simples que escreve "Hello, Applet World" na tela do browser. Para isso, crie um arquivo chamado HelloWorldApplet.java e digite o seguinte código:




    Antes de compilar o programa, vejamosr como ele funciona. As duas primeiras linhas:





    como ja vimos anteriormente, especificam que queremos usar as funcionalidades (classes) das bibliotecas applet e awt. A seguir temos a declaração da classe:




    a novidade aqui é a palavra-chave extends. Isso diz que a nossa classe é um a classe derivada de Applet, ou seja, a nossa classe HelloWorldApplet faz uso das funcionalidades já definidas em Applet. Você poderá ver conceitos de herança em um outro tutorial, de orientação a objetos.

    Note que nesse programa não temos a função main(). Isso se deve ao fato que, como estamos criando um applet, o funcionamento é ligeriamente diferente de um programa normal, razão pela qual implementamos paint()





    Por final, a linha:




    escreve o texto "Hello, Applet World' na tela.

    Para testar o applet, precisamos ter um arquivo .html configurado para carregar a nossa classe. Para isso, crie um arquivo chamado "applet.html" com o seguinte conteúdo:




    Criado o arquivo, podemos compilar o nosso applet. Digite




    Para testar basta abrir o arquivo "applet.html" pelo seu browser. Note que o arquivo HelloWorldApplet.class precisa necessariamente estar no mesmo diretório do arquivo "applet.html". Uma outra alternativa é usar o programa appletviewer, o qual vem junto com o JDK.

    Para testar o applet com o appletviewer, simplesmente digite





    Vimos neste tutorial como criar o clássico programa "Hello, World" utilizando o modo texto, uma aplicação gráfica e por último fizemos um applet bastante simples. Agora você pode passar para as próximas fases do mundo Java. Em breve estaremos disponibilizando tutoriais sobre os comandos java de laço e condições, eceções e orientação a objetos!

    Abraços Ate a Proxima
    PARABENS PARA QUEM CONSEGUIR

    _________________

    quero saber mais sobre java e encinar a vcs oq sei



  1. Relacionados