Javafree
/usr/local/aplicacoes/javafree/class/header_forum.php:4: Notice: $show_banner is an undefined variable
Página Inicial do Fórum > Java Avançado

Lista Simplesmente Encadeada(inserir no meio)

Criar novo tópico   Responder tópico

1. KingSniper

Comment Arrow

Publicado em: 09/04/2009 23:18:44

Olá a todos do forum. Gostaria de saber se em uma lista supostamente simples é possivel colocar um novo nó no meio dela. Exemplo:
    Lista inicial
    1-5-8-4
    Lista Final
    1-9-5-8-4

Eu to escrevendo o algoritmo para essa ideia. To usando três variaveis para mexer na lista, duas que corre e uma que apenas insere o novo valor na lista. Mas ai fica minha duvida! Eu tenho que colocar um novo No na lista e fazer referencia para outro no para juntar na lista? Basta eu fazer referencia para o proximo No ou tenho que usar tambem o No anterior?
    Alguem tem alguma sugestão?
    Logo estarei pondo o algoritmo aqui.
    Grato.

Porque nos caimos na vida? Para nos levantarmos depois!

1. godinho

Comment Arrow

Publicado em: 09/04/2009 23:18:44

Você precisa encontrar primeiro o nó que será o anterior ao novo nó, ou seja, se você tiver uma lista de inteiros, por exemplo, e a inclusão na lista é ordenada é preciso encontrar o número que vem imediatamente antes ao que você quer incluir (obs.: ordenada em ordem crescente).

Como a lista é simples (os nós só têm referência para o próximo elemento), você precisa usar sim o nó aux.

No método criado acima, para simplificar criei uma lista que só pode ser usada para inteiros. Mas se quiser pode utilizar generics e os métodos da interface Comparable para torná-la geral. Mas acho que você não vai precisar disso, caso precise utilzar uma lista em algum programa, que não seja para aprendizagem de estruturas, você pode usar collections que já tá tudo implementado.

1. Relacionados