Javafree
Página Inicial do Fórum > Java Básico

Tratamento de Exceções



Criar novo tópico   Responder tópico


  1. ts_ferreira
    Posts:4


    Comment Arrow

    Publicado em: 19/06/2016 20:12:39

    Olá, galera,

    Tenho procurado por tópicos sobre tratamento de exceções, mais especificamente, sobre criar sua própria Exception. Entretanto, todos tutoriais que vejo, a Exception é tratada apenas imprimindo uma mensagem. Isso me gera a dúvida de como tratar, de fato, uma exceção que eu queira gerar. Tenho dificuldade em saber onde eu encaixo o throw. Alguém pode postar um código mais concreto e me tirar essas dúvidas?
    Valeu!
    _________________

    ts_F



  1. denis_arruda
    Posts:16


    Comment Arrow

    Publicado em: 20/06/2016 13:35:07

    Entendo assim...

    Você cria tipo de exceções para indicar tipos de erro da aplicação.

    Você dispara (throw) uma exceção a partir de um ponto de código em que o erro é detectado e não faz mais sentido continuar a execução.

    Você coloca o try { } catch em um ponto que pode tratar o erro e tomar uma ação dependendo do tipo da exceção (do tipo do erro). Pode ser mais fácil implementar por tipo da exceção do que pela mensagem gerada pela exceção.

    Espero ter ajudado..



  1. ts_ferreira
    Posts:4


    Comment Arrow

    Publicado em: 22/06/2016 10:02:52

    Digamos que eu queira que meu sistema receba apenas strings 1 ou 2 (isso, string mesmo) de entrada. Como eu poderia gerar uma Exception disso e não encerrar o programa, mas que ele peça novamente a entrada, caso a entrada anterior não foram as especificadas(1 ou 2)?
    _________________

    ts_F



  1. staroski
    Posts:4599


    Comment Arrow

    Publicado em: 22/06/2016 11:20:55

    Pra esse caso você não precisa de exceção, basta você validar o que foi digitado, se digitou um valor válido, faz o que tem que fazer, senão, pede pra digitar novamente.
    Resumindo, é uma situação em que seu algoritmo tem condições de tratar a situação, neste caso, pedir para digitar novamente.

    Exceção você lançaria se o código onde a situação inválida ou indesejada ocorreu, não tem condições de contornar o problema.
    _________________

    Ricardo Artur Staroski, OCP-JP
    Blumenau - SC
    Faço seu trabalho Java,
    clique aqui

    Acesse http://www.guj.com.br/



  1. ts_ferreira
    Posts:4


    Comment Arrow

    Publicado em: 24/06/2016 10:26:09

    Um simples teste condicional contornaria esse problema, eu sei. Mas é apenas um exemplo pra eu ver na prática uma possível implementação com Exception deste exemplo que coloquei. Se puderem postar o código, eu agradeço.

    _________________

    ts_F

  1. Comment Arrow

    Publicado em: 25/06/2016 20:32:14

    [quote="ts_ferreira"]Digamos que eu queira que meu sistema receba apenas strings 1 ou 2 (isso, string mesmo) de entrada. Como eu poderia gerar uma Exception disso e não encerrar o programa, mas que ele peça novamente a entrada, caso a entrada anterior não foram as especificadas(1 ou 2)?



    Amigo tentei criar um codigozinho de exemplo focando no que você escreveu. Mas creio que essa não seja a forma correta de utilizar o bloco catch. Se eu estiver errado me corrijam por favor.







  1. ts_ferreira
    Posts:4


    Comment Arrow

    Publicado em: 18/07/2016 09:51:44

    Blz, me ajudou bastante.
    Valeu!
    _________________

    ts_F



  1. Relacionados